Projeto e Estrutura Mecânica
- Bruna Pinheiro
- 20 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Projeto
Antes de montar a estrutura mecânica foi pensado no modelo do projeto, para se ter uma ideia do melhor lugar para o microcontrolador, esp32 (0), sensores e demais módulos. Tendo em vista que a mão humana tem um espaço bem limitado, ele deve ser bem aproveitado. A luva deve ser composta por cinco sensores de dobra caseiros (1), cada sensor é responsável por um dedo, dois sensores de pressão (2), um no indicador e outro no dedão, para resolver problemas de identificação de algumas letras, um motor de vibração (3), para auxiliar na visualização do nível de bateria, um osciloscópio com acelerômetro (4), para medir a posição da mão, bem como verificar se ela está parada ou em movimento. Por fim, há uma bateria de lítio (5) ligada ao esp32 para que tudo possa funcionar sem estar ligado ao computador.

Estrutura Mecânica
A primeira versão da parte física do projeto foi montada em uma luva comum, que pudesse ser cortada e alterada sem preocupações se essa luva seria ou não usada usada na versão final. Dessa forma pudemos verificar a viabilidade da montagem do projeto e testar o comportamento dos sensores nessa configuração. Nessa luva é possível ver todos os módulos mencionados no parágrafo anterior com exceção do esp32 e da bateria que ainda não foi acoplada pois o esp32 , que está na protoboard, está sendo alimentado pelo computador devido à correções realizadas durante o desenvolvimento do código.
A versão final da luva também já começou a ser desenvolvida. Ela é mais fina que o protótipo possibilitando uma melhor movimentação dos dedos, e por não ser uma luva de inverno ela não deixa a mão tão quente podendo ser utilizada em dias quentes sem incomodar o usuário. Como alguns componentes não podem ser costurados ou colados diretamente na luva ela terá pequenos bolsos onde eles ficarão, e os demais que podem ser costurados serão fixados dessa forma.
Kommentarer