Talk to the Hand
Projeto de Oficinas 2
Conheça nosso projeto
Talk To The Hand
Vídeo contendo a apresentação e demonstração do projeto Talk To The Hand, desenvolvido pelos alunos da UTFPR Bruna Araújo Pinheiro, Caroline Rosa da Silva e Moisés de Paulo Dias para a disciplina de Oficinas da Integração II, ministrada como adnp.
Problema
Para os falantes de libras a realização de tarefas comuns pode acabar gerando grande estresse, não conseguir fazer comprar na sua loja favorita ou não poder realizar consultas médicas simplesmente porque o comerciante ou o médico não falam a mesma língua que você. É como viver em um país estrangeiro onde as outras pessoas não falam a mesma língua que você.
Embora tenha sido criada em 2002 uma lei (10.436) que afirma que escolas, faculdades, repartições do governo e empresas concessionárias de serviços públicos são obrigadas a providenciar intérpretes para atender aos surdos, essa lei não possui uma fiscalização rígida e muitas vezes não é cumprida, gerando manchetes como essas:
Objetivos
Com esse projeto, a equipe busca facilitar a comunicação entre pessoas que precisam se expressar através de libras e pessoas que não compreendem essa linguagem. Isso acontecerá através de uma luva, utilizada pelo deficiente auditivo, que converte o alfabeto da linguagem brasileira de sinais (libras) para palavras do português. Essa luva se comunica com um dispositivo móvel através de conexão bluetooth para que este seja usado como fonte sonora, de modo que o ouvinte compreenda as palavras expressas em libras pelo usuário da luva.
Driagrama do Projeto
Confira nosso progresso
"Você é um engenheiro ou um pastel de queijo?"