Integração e montagem da luva
- Bruna Pinheiro
- 11 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Na semana anterior fizemos o primeiro teste da integração do hardware com o software da luva, como pode ser visto no vídeo abaixo. Contudo, como o foco era a integração focamos mais na funcionalidade da luva do que na finalização do projeto, trabalho realizado durante essa semana.
Nessa semana nós fabricamos as placas de circuito impresso que darão suporta ao Exp32 e demais sensores. A placa do Esp32 foi feita a partir de uma placa virgem e um projeto das trilhas, ela contém o Esp32, os resistores de cada sensor e uma barra de pinos fêmea para conexão através de jumpers, o que facilitou a manutenção dos sensores e da luva. Como o giroscópio não exigia um circuito com tantos componentes, ele foi construído em uma placa universal e conectado à uma barra te pinos fêmea que conecta o sensor ao Esp32.
Ambas as placas foram costuradas à luva, e foi aplicada uma camada de fita isolante entre cada placa e a luva para garantir que os terminais não perfurem a luva e entrem em contato com a pele do usuário. Para dar uma finalização mais limpa ao projeto, os jumpers usados foram feitos a partir de cabos de rede conectados a uma barra de pinos macho encapados com um cabo termo retrátil. A placa do Exp32 foi planejada para ser instalada na parte superior do pulso do usuário, contudo surgiu a preocupação da dela atrapalhar a movimentação da mão quando o usuário fosse dobrar a mão, além disso o Esp32 possui um peso considerável e poderia acabar girando a luva e puxando os cabos dos sensores, para resolver esse problema fizemos uma pulseira de velcro que foi costurada à luva e à placa, e por ser bem rígida e ajustável ao pulso ela da mais estabilidade e espaço para a placa.
No caso do motor de vibração percebeu-se que seria necessário fixá-lo em uma parte mais fina da luva para que fosse mais fácil senti-lo vibrar, a fixação também precisaria ser feita tal que fosse possível remover o motor com facilidade caso fosse preciso. Por isso foi feito um pequeno bolso na parte inferior do pulso com o próprio tecido da luva, visto que no pulso da luva há uma camada dupla de tecido. A pulseira de velcro feita para a fixação do Esp32 ajuda a pressionar o motor contra o braço do usuário tornando ainda mais fácil a percepção da vibração do motor.
Juntando todas as atividades realizadas essa semana temos a versão final do projeto.
Para finalizar, vamos comparar o projeto da luva com o que temos agora.
Estou ajudando minha filha em fazer este projeto de voceis mais esbarrei em alguns detalhes da parte eletronica da placa que não colocaram, que pena sou apenas um eletronico de aparelhos caseiros.